sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mais de 75 mil pessoas devem visitar a 15ª Fiart

A Feira Internacional de Artesanato (Fiart) acontece em Natal, entre os dias 22 e 31 de janeiro no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções. Na sua 15ª edição, traz como tema "A arte do mundo na vitrine potiguar". A expectativa é de que mais de 75 mil pessoas visitem os mais de 350 estandes durante os dez dias de evento. O horário de visitação será das 16h às 22h e a entrada custa R$ 3 ou um quilo de alimento não perecível.De acordo com o coordenador geral da feira, Neiwaldo Guedes, essa edição promete ser a maior em número de visitantes e vendas.
"Em 2009 recebemos pouco mais de 60 mil pessoas. Para esse ano, as estimativas são bem altas e o evento deve facilmente ultrapassar esse número. Quanto às vendas, ano passado foi arrecadado cerca de 5 milhões. Para essa edição, o esperado é um incremento de 10% comparado à última edição", prevê.Umas das novidades deste ano será o Mercado Fiart, onde serão expostos e comercializados produtos regionais de agricultura familiar, uma iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura.
"É uma oportunidade para os produtores do interior, exibir seus produtos e comercializá-los. São produtores de Ceará-Mirim, Taipu, Lajes, que mostram um pouco da culinária local, afinal, a gastronomia também é cultura e merece ser valorizada", diz. Entre as iguarias estarão os tradicionais queijo de coalho, carne-de-sol, mel de engenho e até mesmo alguns mais exóticos. "O sorvete de leite de cabra produzido em Lajes, está sendo muito comentado e é uma das apostas para a Fiart 2010", acredita Neiwaldo.Programação Dentro das atividades culturais haverá o 8º Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas, do qual devem participar mais de 1.400 artistas, entre músicos e bailarinos. Cerca de cinco tribos indígenas do Amazonas também devem comparecer à feira.
"É uma ótima maneira de conhecermos o mundo indígena, sem ser pelas páginas de livros", informa Neiwaldo. O já conhecido Salão de Mestres vai expor obras de 12 artesãos potiguares de tipologias diferentes, como bordado, cerâmica, palha de carnaúba e santos de madeira e barro. O principal painel decorativo da feira será a reprodução da fachada do Mercado Público de Ceará - Mirim. Serão 1.380 expositores de todo o RN, além de estados como Paraíba e Ceará. Até mesmo o artesanato de outros países será mostrado.
"São ao todo 18 países participantes e esse ano temos as estréias de Cuba, Síria, Guatemala e Japão. Enviamos convites às embaixadas e eles prontamente enviam representantes para mostrar um pouco da cultura dessas nações", explica o coordenador. Outro diferencial da edição é a criação do Prêmio Fiart. Os visitantes poderão votar escolher a melhor peça exposta, considerando os critérios de criatividade e beleza.
"Depois de uma pré-seleção, com 15 candidatas a melhor peça, o público vai ter a oportunidade de votar e eleger que considerou o melhor da feira. Isso dá uma visibilidade grande a esses artesãos, além dos três primeiros colocados receberem um prêmio em dinheiro ainda a ser definido, temos um retorno do que agradou mais ao público", opina.Para a titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) Rose de Souza, "A Fiart já se consolidou no calendário cultural da cidade. É importante para o desenvolvimento dos artesãos, não só da capital, mas também de todo o Estado e a valorização da cultura local", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário