sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cidadania nas praias de Natal


Prefeitura desenvolve diversas ações em prol de natalenses e turistas a partir de hoje, em tendas instaladas à beira-marAndrielle Mendes // Especial para o Diário de Natal

Quem visitar as praias urbanas de Natal hoje vai encontrar quatro tendas espalhadas em Ponta Negra, Redinha, Praia do Forte e dos Artistas. A ação faz parte do projeto Verão da Gente, da Prefeitura de Natal, e tem como objetivo oferecer pontos de informação e conscientização para o turista e o natalense nos locais que mais registram concentração de pessoas no verão. De acordo com o coordenador do projeto, o ouvidor do município João Paulo Galvão, a estrutura vai permanecer montada nas praias, das sextas aos domingos, até o final da alta estação.

Ponta Negra é um dos locais que vão receber a iniciativa de sexta a domingo Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press Segundo João Galvão, uma equipe formada por educadores das secretrarias de Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo, Esportes, Assistência Social vai estar à disposição de turistas e natalenses nos quatro pontos durante o horário de funcionamento, que vai das 9h às 15h - horário que registra maior número de pessoas nas praias urbanas. Cada tenda é coordenada por um servidor da Secretaria Municipal de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig) e cada secretaria é responsável por uma função diferente. A Secretaria de Saúde disponibiliza profissionais da área de saúde para verificar pressão arterial e realizar atendimento médico na praia. Já a Secretaria de Esportes mantém educadores nos quatro pontos para incentivar a prática de esportes e exercícios físicos. Os educadores da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semtas) vão percorrer as praias de Ponta Negra, Redinha, Praia do Forte e dos Artistas para identificar situações de vulnerabilidade social e evitar que situações como exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil e medicância ocorram nesses pontos.A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo vai enviar educadores ambientais para conscientizar turistas e natalenses sobre a necessidade de manter a praia e a cidade limpa, jogando o lixo nas lixeiras espalhadas pela orla. Para contribuir com essa ação, a Urbana vai aumentar o número de funcionários na orla marítima e distribuir lixeirinhas para que cada visitante guarde seu próprio lixo e o deixe nas lixeiras nada Urbana quando decidir deixar a praia. Para ele, a medida é necessária devido ao volume de lixo recolhido pela Urbana todos os dias nas praias de Natal. "Por mais que a Urbana faça a limpeza na praia no momento que o turista se encontra no local, a limpeza geral só pode ser realizada depois que os visitantes deixam a praia. Se o turista produzir muito lixo pela manhã, a praia vai estar imunda a tarde", explica.
Preços
O coordenador do projeto informa que os membros da Guarda Municipal também vão permanecer nas tendas durante todo o final de semana, onde realizarão rondas nas praias. Uma agência do Procon vai ser instalada nas quatro tendas para notificar casos de diferença de preços para turista e para natalense. O que segundo ele é ilegal. De acordo com João Galvão, as ações previstas no projeto começaram a ser implantadas na primeira semana do verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário