terça-feira, 3 de maio de 2011

Setor participa do Seminário Tecendo a Rede de Atendimento às Mulheres

O Setor de Economia Solidária da SEMTAS, através da assistente técnica Ivanise Laurentino da Silva, participou do Seminário Tecendo a Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência que aconteceu no período de 26 a 29/05/11 no Hotel Praia Mar, Ponta Negra, Natal-RN cuja a importância remete ao aprofundamento e ampliação da visão sobre a temática da situação de violência contra as mulheres, seus aspectos conceituais e medidas de enfrentamento, potencializando o Setor de Economia Solidária na perspectiva de formação aos Empreendimentos, considerando que quase 100% dos grupos acompanhados são compostos exclusivamente por mulheres.

Abertura do evento

Mais de 300 profissionais participaram do I Seminário de Formação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência do Município do Natal, realizado pelas Secretarias Municipal da Mulher e de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS. “O Seminário foi fruto de um convênio celebrado com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do Governo Federal, e teve como objetivo capacitar profissionais da rede de atendimento na cidade (saúde, educação, assistência social, segurança pública, entre outros)”, destaca Josi Pontes, secretária adjunta de Integração Social da SEMTAS.

Oficinas desenvolvidas

Foram quatro dias dedicados para realização de oficinas, debates, exposição de trabalhos, entre tantas outras atividades, reunindo inclusive participantes de Parnarimim e Mossoró. O Grupo Articulador da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência foi formado e formalizado na sexta-feira (29). Vários órgãos públicos e privados de Natal integram a rede através de representantes que foram indicados por cada instituição. "O primeiro passo é implentar a Secretaria da Mulher, e a partir dos diagnósticos colhidos no evento iremos trabalhar as necessidades. O grande objetivo com a formação do grupo articulador é interligar os órgãos e ONGs para tecer a rede de atendimento à mulher e que esta seja realmente operacionalizada de forma transdiciplinar", destaca Rosy de Sousa, secretária da mulher.

Debates realizados

A primeira reunião com o grupo articulador deverá ocorrer nos próximos dias. Juntamente com a Rede de Atendimento, a Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação irão implementar os projetos que foram discutidos no I Seminário e também operacionalizar os programas que já existem como o Mãos que Constroem (capacita a mulher para as novas exigências do mercado na área de construção civil) e Centro de Referência Mulher Cidadã.

Um comentário:

  1. Esqueceu de colocar o crédito das fotos para o Fotógrafo, Álvaro Rocha.

    ResponderExcluir