quarta-feira, 27 de abril de 2011

Artesanato Potiguar exportará 3,2 mil peças para a Europa

Seis dos 33 grupos que integram o setor de economia solidária da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) estão em contagem regressiva para exportar 3,2 mil peças encomendadas pela empresa holandesa Barbosa do Brasil, que comercializa produtos artesanais na Europa. Esta é a primeira vez que o o setor recebe uma encomenda desse porte a nível internacional. As peças devem estar na Holanda no início de abril. Trabalhar contra o tempo não é problema para as mulheres inscritas nos grupos que produzem artesanato e fazem parte do setor de economia solidária da Semtas.


Dos 33 grupos que integram projeto da Semtas, seis produzem encomendas Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

É o que garante Maria das Graças Calixto, presidente da Associação Comunitária do Bem-estar da Mulher (Ascobem), localizada no conjunto Santarém. "Estamos acostumadas a receber pedidos grandes e, quando isso acontece, produzimos todos os dias para entregar sempre antes da data prevista pelo cliente", disse.

As mulheres iniciaram a produção das peças há uma semana e garantem que nos próximos dias o pedido solicitado pela empresa holandesa será concluído. A presidente da Associação Rede de Sonhos, Maria Dantas de Melo, confessou ter recebido com alegria a notícia sobre a exportação das peças. "Estamos ansiosas com essa venda porque queremos saber como os produtos serão recebidos em outro país", declarou.

As peças encomendadas pela empresa holandesa são: 3 mil chaveiros e 200 porta-moedas e porta-óculos. Para o secretário adjunto do Trabalho da Setas, Pedro Costa, essa é uma oportunidade ímpar para essas mulheres venderem seus produtos no exterior. "Vamos aguardar as vendas dessas peças para, quem sabe, ampliar a oferta na própria Holanda e em outros países também", afirma.

O projeto com o objetivo de comercializar as peças produzidas pelas artesãs é realizado em parceria com o Sebrae-RN desde 2009. Rodrigo Xavier, assistente social do setor de economia solidária da Semtas, explica que comercializar as peças é a maior dificuldade enfrentada pelos artesãos. A empresa Barbosa do Brasil trabalha sob as regras do comércio justo, modalidadeque é tendência na Europa e não aceita trabalho infantil ou matéria-prima que agrida o meio ambiente, porém que seja baseado na autogestão. A prática do comércio justo apóia técnico e financeiramente as comundiades de produtores, caso seja necessário. (Erta Souza)

Fonte: http://www.diariodenatal.com.br/2011/03/12/ultimasnot2_0.php

segunda-feira, 25 de abril de 2011

OASIS divulga cronograma de entrevistas para especialização em Ecosol


A Incubadora Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Sociais e Solidárias - OASIS, divulgou o cronograma de entrevistas para o curso de especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial. As entrevistas ocorrerão entre os dias 29/04/2011 e 04/05/2011.

Os casos de impossibilidade da participação do candidato no seu respectivo dia de entrevista, deverão ser avisados com até 48h de antecedencia através do e-mail da incubadora (contato@incubadoraoasis.com.br), com cópia para o e-mail do coordenador do projeto (wsouza@ufrnet.br) e também por fax: (84) 3215-3504. Justificativas por telefone não serão possíveis. Os candidatos impossibilitados serão incluídos às entrevistas do último dia do processo, 04 de maio de 2011, no horário das 16:30 ou 17:30.

Para mais informações, visitem o site http://www.incubadoraoasis.com.br/


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Visita à Associação Solidária Maria Rita

No dia 19 de abril os técnicos Álvaro Borges e Izabelle Karine estiveram presentes na sede da Associação Solidária Maria Rita, localizada na Rua Dom Antônio de Almeida, 232, Planalto, para realizar a visita a atualização do cadastro no Setor de Economia Solidária.
O grupo existe desde 20 de dezembro de 1999 fundado pela Srª Ivone e mais três pessoas. Hoje contam com mais de sessenta cadastradas. Apesar da produção, a grande alegria do grupo é poder realizar o bem na comunidade onde vive, oferecendo sopões, festivais de beleza e arrecadando alimentos e brinquedos.
O grupo, apesar de não possuir muita experiência em feiras, possui produção ativa, compondo diversas tipologias como crochê, macramê, pintura em tecido, biscuit, etc... Destaque para a arte em cabaça visualizada logo acima. Para conhecer o grupo, entre em contato com a Sra. Ivone no (84) 8853-0838 ou pelo e-mail allysonkadosh@yahoo.com.br .

FBES solicita à Frente Parlamentar a retirada da Economia Solidária do PL 865

Por: Secretaria Executiva do FBES

Após consulta nacional em que mais de 20 estados se manifestaram coletivamente, além de encontros regionais e de redes nas cinco regiões do país, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, diante da expressiva resposta vinda dos Fóruns Microrregionais e Estaduais de Economia Solidária, manifestou seu posicionamento durante a reunião da Comissão Mista de discussão do PL 865 na Câmara dos Deputados hoje, às 17h.

A reunião, que teve a presença dos Deputados Eudes Xavier, Pepe Vargas, Luiza Erundina, Paulo Rubem; do Secretário de Economia Solidária Paul Singer e equipe, e dos representantes do Fórum Brasileiro de Economia Solidária Rosana Pontes, Shirlei Almeida e Daniel Tygel, além de assessores do Deputado Padre João e da Liderança do PT da Câmara, teve como pauta principal a análise de opções para a Comissão encaminhar frente ao PL 865.

O Deputado Eudes Xavier, presidente da Frente Parlamentar da Economia Solidária, abriu a reunião anunciando que será o relator do PL, que já foi recebido pela Comissão de Trabalho da Câmara, e que acordou com o Deputado Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara, que o requerimento de urgência seja contido enquanto não se firmar uma posição da Comissão.

O FBES externou então o seu posicionamento sobre o PL, solicitando formalmente à Frente Parlamentar que envie uma emenda à Comissão de Trabalho solicitando a retirada de todas as atribuições relacionadas à Economia Solidária do PL 865.

A SENAES e os parlamentares não se posicionaram quanto a esta proposta, mas ressaltaram que a realização de debates na Câmara, através de audiência pública, poderiam ajudar nesta reflexão, inclusive com a participação de representantes do setor das micro e pequenas empresas, tais como o SEBRAE e a COMICRO.

A Deputada Luiza Erundina reafirmou que o movimento deve ser ouvido, pois só assim há esperanças de construção de uma solução que tenha efetividade, e possa contribuir, como a Economia Solidária já contribui, ao anseio da Presidenta da República em erradicar com a miséria e a pobreza, com o diferencial de apoiar a emancipação desta população excluída. Segundo ela, a participação popular é condição essencial para o avanço deste governo que já entra no seu quarto mês.

O Deputado Pepe Vargas pontuou que a Comissão do Trabalho será um espaço importante de diálogo, mas que as coisas podem andar rápidas, dadas as pressões do setor das micro e pequenas empresas que querem ter esta secretaria especial criada logo. Pelo atual andamento, a Comissão de Trabalho terá apenas 1 semana e meia (de 25 de abril até 3 ou 4 de maio) para recebimento de emendas. Como Eudes Xavier é o relator, e tem o compromisso com a base da Economia Solidária, há um clima importante de confiança quanto à sua condução.

A Comissão acordou de se reunir na próxima terça-feira, dia 26, às 16h, tendo como ponto principal de pauta a reação da SENAES e da Frente Parlamentar à solicitação colocada pelo FBES e à análise de propostas de emenda encaminhadas até o momento.

O que ficou evidente, mais do que nunca, é que o tempo é curto, e que o movimento de economia solidária tem que se mobilizar, em todos os estados e regiões, pois sem mobilização a tendência é que a economia solidária fique neste espaço de micro e pequena empresa, engolido por uma outra perspectiva que não representa os acúmulos, práticas e conquistas de Economia Solidária.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Ministro recebe dirigentes das entidades da Economia Solidária

No encontro foram apontados encaminhamentos que irão discutir a construção da política nacional de economia solidária no Brasil

Em reunião nesta terça-feira (12/04), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista de Economia Solidária e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES apontaram encaminhamentos que irão discutir a construção da política nacional de economia solidária no Brasil a partir de agora, diante do Projeto de Lei 865/2011, que altera a Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003. O PL dispõe sobre a criação da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, que abarcaria todas as atividades da atual Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O PL transfere, também, para a nova secretaria, o Conselho Nacional da Economia Solidária (CNES), que hoje está ligado à Senaes/MTE.

O receio é que a então Secretaria da Micro e Pequena Empresa não atenda às especificidades dos empreendimentos de economia solidária, que compartilham do direito ao trabalho associado e ao cooperativismo, o que não é garantido pelo princípio da micro e pequena empresa. Na economia solidária, os empreendimentos são geridos por grupos coletivos, que asseguram a participação de todos os seus membros nas tomadas de decisões.

A primeira deliberação da reunião foi a retirada imediata do pedido de urgência do PL 865/11. Além disso, será marcada uma audiência entre o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e representantes da Senaes e FBES. Será formado, ainda, um grupo de trabalho com três representantes da Frente Parlamentar da Economia Solidária, três do FBES e três da Senaes. A equipe será uma comissão permanente que irá construir proposições.

O movimento agora entra em ritmo de mobilização nacional com a realização de audiências públicas, seminários, marchas e outros encontros com o intuito de discutir a política nacional de economia solidaria e suas perspectivas de futuros, com a firme decisão de garantir que não haja retrocesso em toda a conquista da economia solidária no Brasil.

Para a representante da coordenação executiva do FBES e Unisol Brasil, Joana Mota, a reunião foi bastante positiva. “O movimento compareceu à chamada, mostrou sua cara, sua firmeza, colocando o que queremos, o que pensamos, resultado de consultas às bases estaduais. Achei positivo também o fato dos deputados se colocarem à disposição para defenderem o interesse da economia solidária. Se eles realmente cumprirem, teremos outro rumo nessas propostas que não estão sendo aceitas”, diz.

Participaram da reunião na Câmara dos Deputados representantes do FBES, dos fóruns estaduais de economia solidária, das redes de economia solidária, de empreendimentos econômicos solidários, de entidades de apoio e fomento a economia a solidária,da rede de gestores. da setorial do PT, o deputado e coordenador da Frente Eudes Xavier (PT-CE), os deputados Pepe Vargas (PT/RS), José Airton Cirilo (PT-CE), Fátima Bezerra (PT-RN), Jesus Rodrigues (PT-PI), assessorias do deputados Pe. João (PT-MG), Luiza Erundina (PSB/SP), entre outros.

Fonte: Fórum Brasileiro de Economia Solidária

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Beneficiados do Bolsa Família devem fazer revisão cadastral


O Cadastro Único/Bolsa Família, desenvolvidos pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) a iniciou revisão cadastral 2011. A revisão tem como público-alvo as famílias que estão com cadastros desatualizados há mais de dois anos, ou seja, famílias cujos cadastros foram atualizados pela última vez em 2008, ou antes. Para este ano, estima-se que cerca de 6.200 famílias em Natal compareçam aos postos de atendimento do município até o prazo final da revisão, em 31 de outubro.

“Essa é uma ação periódica, que tem como público alvo os beneficiários do programa Bolsa Família. A ação pretende garantir a atualização dos dados, permitindo assim, uma gestão mais eficiente das orientações impostas pelo governo, que serão facilmente verificadas e contribuindo com fiscalização. O programa atua de forma eficaz direcionando o benefício a quem realmente precisa” explica a chefe do setor de Cadastro Único da Semtas, Janaína Bandeira.

As famílias que fizeram a revisão recentemente também devem ficar atentas. “Também estão incluídas nessa revisão as famílias que mudaram de endereço, de renda ou de número de componentes familiares, as crianças que mudaram de escola, dentre outros”, explica a chefe.

As famílias que não realizarem a revisão cadastral serão penalizadas. “As famílias que não fizerem a atualização terão o beneficio bloqueado no mês de novembro, e posteriormente o cartão poderá ser cancelado”, afirma Janaína. A revisão poderá ser feita na sede da Semtas ou em um dos pontos descentralizados de atendimento do Cadastro Único. Para fazer a revisão é necessário realizar um agendamento prévio. Hoje é possível agendar pelo telefone (3232-9278) para os que irão atualizar os dados na sede da Semtas. O horário de funcionamento do atendimento é de 8h às 15h.

Para fazer a revisão cadastral é preciso apresentar os documentos originais de todos os moradores da casa, independente do grau de parentesco (inclusive os amigos devem ser incluídos se morarem na mesma casa). Os documentos necessários são: Comprovante de residência; Carteira de Trabalho e Contra-cheque; Identidade; CPF; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento dos integrantes menores de 18 anos; Declaração Escolar de 2010 das crianças e dos adolescentes. Vale ressaltar que todos os documentos precisam ser originais.

Mais sobre o Cadastro Único/Bolsa Família

O Cadastro Único se constitui como um dos mais importantes instrumentos de coleta de dados para os Programas da Assistência Social, tendo como objetivo identificar todas as famílias em situação de pobreza existentes no Município. A inscrição no CadÚnico é o primeiro passo para a inclusão no Programa Bolsa Família e demais
Programas Sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Em Natal são 89 mil famílias no Cadastro Único, sendo 46 mil com perfil de Bolsa Família.

Postos de Atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família

Semtas - Avenida Bernardo Vieira, 2180 – Dix-Sept Rosado.
Cras – Pajuçara: Rua Flor do Paraíso, 319, Pajuçara.
Cras – África: Rua da Gameleira, 316, Redinha.
Cras – Salinas: Rua dos Pataxós, 50, Salinas.
Cras – Nossa Senhora da Apresentação – Avenida das Fronteiras, 2101 – Nossa Senhora da Apresentação.
Casa dos Ofícios – Zona Norte: Rua Bariri, s/n Gramoré.
Cras – Guarapes: Rua Lagoa Seca, 02 Guarapes (Próximo à Quadra de Esportes).


Fonte: http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-5699.html
Centro Público – Alecrim: Rua Fonseca e Silva, 1112, Alecrim.
Cras Passo da Pátria – Rua Capitão Silveira Barreto, 1016 – Alecrim.
Cras Planalto – Rua Cônego Deoclides Diniz, 135 – Planalto.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Economia Solidária realiza palestra aos beneficiados

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realiza nesta quarta-feira (13), no Centro Público do Alecrim, Café da Manhã Solidário com palestra para os grupos do setor de Economia Solidária (EcoSol) ligados à secretaria. “O nosso grande objetivo é confraternizar os grupos para palestra e dinâmicas de relacionamento interpessoal,” destaca Dikson Rener, chefe do EcoSol. A palestra será proferida pelo administrador Juarez Paiva, da incubadora Unitrabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Os encontros com os beneficiados da Economia Solidária são realizados mensalmente com o foco na capacitação dos grupos, visando aumentar o entrosamento entre eles, e assim, favorecer as relações humanas, e também a produção e venda de produtos artesanais. “Vamos aproveitar o Café da Manhã para falar das grandes conquistas obtidas com o Projeto de Fomento ao Comércio Justo e Solidário por meio de parceria Semtas e Sebrae/RN, que vem aumentando a comercialização de produtos em feiras, e a exportação do nosso trabalho à Europa, dentre outros”, afirma o chefe da EcoSol.

Estarão presentes no Café da Manhã solidário seis grupos de Economia Solidária: a associação do Bem-estar da Mulher (ASCOBEM), Associação Mães Criando Arte, Mão que Criam, Grupo Rede de Sonhos, Associação Comunitária do Planalto (ACAP), Associação Comunitária de Artesãos de Mãe Luiza (ACAML).

Projeto de Fomento ao Comércio Justo e Solidário:

A parceria firmada entre a Semtas e a empresa de comércio justo Bio Fair Trade faz parte do Projeto de Fomento ao Comércio Justo e Solidário, que é realizado através de convênio com o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN). “A Bio Fair Trade desenvolve o papel de complementar o trabalho de incentivo ao comércio solidário capacitando os artesãos e oferecendo meios para que eles possam produzir e comercializar seus produtos em outras áreas fora de seu alcance habitual”, explica Frederico Leite.

As seis associações de artesãos da Economia Solidária integram projeto e já foram inclusive capacitados ao longo de 2010. Agora eles estão trabalhando a todo vapor para produzir peças que serão exporta das em breve para o mercado europeu. “Os artesãos só atuavam no mercado local. Agora, com o convênio firmado entre a Prefeitura do Natal e a empresa de comércio justo Bio Fair Trade, nós já conseguimos negociar a comercialização de 3.200 (três mil e duzentas peças) para a Holanda, Bélgica e Luxemburgo.”, declara Frederico Leite, diretor do Departamento de Empreendedorismo da Semtas.

Das seis associações ligadas ao Setor de Economia Solidária, duas estão envolvidas nessa primeira fase de produção e exportação: a Associação do Bem Estar da Mulher (ASCOBEM) e a Rede de Sonhos, ambas da Zona Norte de Natal.

Fonte: http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-5662.html

terça-feira, 12 de abril de 2011

Twitter do setor

O Setor de Economia Solidária da Prefeitura de Natal agora possuir twitter. Siga-nos no @ecosolnatal .

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ecosemana - Fatos que marcaram a Economia Solidária nos últimos dias

ECOSOL NA SEMTAS
TELECENTROS INCLUEM CIDADÃOS NO MUNDO VIRTUAL
Quem não tem computador em casa, nem oportunidade de frequentar uma lan house sabe o quanto é difícil ficar excluído do mundo digital. Especialmente para esses cidadãos, a Prefeitura do Natal oferece há mais de um ano os Telecentros Comunitários, onde as comunidades mais carentes podem se beneficiar com serviços como conexão a internet para realizar pesquisas, e cursos presenciais ou on-line. mais...

ECOSOL EM NATAL
CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA 2010
O quinteto potiguar Camarones Orquestra Guitarrística lança seu primeiro trabalho oficial, depois de várias gravações, bootlegs e afins. O álbum homónimo do grupo tem 11 faixas, todas gravadas no Estúdio Dosol e mixadas no Megafone com produção de Anderson Foca. Baixe agora o disco do grupo: mais...

ECOSOL NO RN
UFRN ABRE EDITAL PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu edital de seleção para o Curso de Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial. Um dos critérios de seleção é que os candidatos comprovem atuação em ações da reforma agrária, ou de moradia, e/ou de participação em atividades de assistência técnica e extensão rural. mais...

ECOSOL NO NORDESTE
MULHERES LANÇAM CAMPANHA POR UM CONSUMO CONSCIENTE E SOLIDÁRIO
“O que você consome é essencial para sua vida? – Mulheres organizadas por uma nova forma de consumo.” Esse é o mote da campanha que será lançada pela Casa da Mulher de Nordeste (CMN) na próxima terça-feira (12/04). mais...

ECOSOL NO BRASIL
ECONOMIA SOLIDÁRIA - LUGAR INSTITUCIONAL NO GOVERNO FEDERAL
No dia 01 de abril tomamos conhecimento da PL 865, encaminhada pela presidência para o Congresso, que cria a Secretaria de Micro e Pequena Empresa, dissolvendo a SENAES no MTE e levando seus cargos e atribuição para esta nova secretaria especial. mais...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Visita à Potyflores

No dia 07 de abril de 2011 o Setor de Economia Solidária esteve presente na sede da Potyflores, localizada no CEASA em Lagoa Nova, para realizar a atualização do cadastro da cooperativa no setor.
A Potyflores é a primeira cooperativa de flores tropicais do RN, fundada em 2004 e conta hoje com 22 cooperados, sendo 06 homens e 16 mulheres que trabalham na Grande Natal e em municípios próximos.
Visitando a Potyflores, será possível encontrar diversas espécies de flores tropicais e belos arranjos florais. Caso deseje conhecer a cooperativa, visite o site ou entre em contato pelo telefone (84) 3206-1917.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ecosemana - Fatos que marcaram a Economia Solidária nos últimos dias

ECOSOL NA SEMTAS
Semtas Facililita microcrédito para mulheres empreendedoras

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), vai celebrar nos próximos dias um convênio com a Caixa Econômica Federal para a operacionalização na concessão de microcrédito destinado especialmente às mulheres empreendedora mais...

ECOSOL EM NATAL
III Reunião da Rede de Formadores em Ecosol

Estará ocorrendo nos dias 05 e 06 de abril a terceira reunião da Rede de Formadores em Economia Solidária, atividade prevista para ser desenvolvida no Centro de Treinamento João Paulo II, Ponta Negra, Natal-RN. mais...

ECOSOL NO RN
Fórum de Economia Solidária do RN organiza oficina

O Fórum de Economia Solidária do Rio Grande do Norte com sua representãção no Território do Trairí convida para a II Oficina de Economia Solidária. O evento acontecerá entre os dias 12 e 13 de abril, com início às 8h30 no IFRN. mais...

ECOSOL NO NORDESTE
Economia Solidária Já!!! Um poema só pra desabafar

Estou indignado com o silencio de muitos!!!
Onde está o nosso povo?
Onde estão aqueles que estavam na Conferencia Nacional?mais...

ECOSOL NO BRASIL
Ibase lança Cartilha para fortalecer a Economia Solidária

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) acaba de lançar, em parceria com os Centros de Formação em Economia Solidária (CFES) e com o patrocínio da Petrobras no "Programa Desenvolvimento e Cidadania", uma coleção de quatro cartilhas que traz um novo olhar sobre os empreendimentos e, em especial, as redes e cadeias de economia solidária. O objetivo é fortalecer as experiências nessa área.mais...

Visitas na Oficina de Artes Nair Peixoto

O setor de Economia Solidária está fazendo a atualização do cadastro dos Empreendimentos Solidários cadastrados no Setor. Dia 05 de abril foi o dia de visitar o grupo Oficina de Artes Nair Peixoto, localizado no Alecrim e coordenado pela Sra. Clinaúria. Composto por mulheres animadas e que gostam de expressar, o Grupo se reúne principalmente graças aos cursos de pintura e bordado, porém esperam em breve produzirem com o intuito de comercializar.

O Grupo foi fundado em 2008 com o apoio da Igreja Presbiteriana local, que incentiva e cede a sede e materiais para as mulheres. Contando com 23 associadas hoje, o grande destaque do empreendimento é a pintura e o bordado.

Para conhecer o Grupo, basta entrar em contato com Clinaúria no 9996-4678